Criar novos sons a partir do recorte de violas brasileiras em vários fragmentos, reagrupados de maneira diferente. Partindo dessa busca de novas perspectivas sonoras e artísticas para o instrumento, símbolo da cultura popular brasileira, foi desenvolvido o projeto musical e audiovisual ‘Viola Avançada’ que será apresentado no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Idealizado pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, o Projeto Musical ‘Viola Avançada’ é composto pela pesquisa sonora; um curta-documentário dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes; um EP conceitual disponível nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin ‘Adeus Viola’, um aplicativo desenvolvido por Paulo Itaboraí para manipulações sonoras.
‘Viola Avançada’ é uma produção do Programa de Ação Cultural (ProAC Direto 38/2021, Maravilha Filmes e Maracujá Cultural. Realização Cult SP e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Participam do Projeto ‘Viola Avançada’ os músicos: Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock); Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!); Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba); Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador) e Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).
Para participar do lançamento, que terá a presença de Dino Vicente, Mário de Almeida, Paulo Itaboraí e Ricardo Vignini, é preciso se inscrever gratuitamente no
Palestrantes
Dino Vicente: Músico, produtor, artista sonoro e vem atuando em diversas áreas ao longo de 50 anos de carreira. Trabalhou com diversos artistas como Cesar Camargo Mariano, Arrigo Barnabé, Rita Lee, Belchior. Produtor e compositor de trilhas sonoras para longas e documentários.
Mário de Almeida: Documentarista, diretor, roteirista e produtor. Pesquisa cultura e música popular, temáticas sobre as quais já realizou diversos documentários de curta e longa-metragem.
Paulo Itaboraí: Artista-pesquisador, tecnólogo musical, e físico. Atua na área de computação musical e performance com eletrônica em tempo real. Pesquisa aplicações de tecnologias emergentes (como computação quântica), na música experimental e contemporânea.
Ricardo Vignini: Membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock. Tem diversos álbuns solos gravados, entre eles, os mais recentes “Cubo” (2020) e “Raiz” (2021).
O Projeto
O ponto de partida da viagem musical do ‘Viola Avançada’ foi registrar em áudio e vídeo os violeiros convidados em seus habitats, os diferentes tipos de viola, de gestos e repertório, compondo assim um grande banco sonoro. Dino Vicente explica que desde a captação do áudio e durante as filmagens do projeto ‘Viola Avançada’ foram utilizadas diversas ferramentas digitais, analógicas e mecânicas. “Nossa proposta fio descobrir novas possibilidades sonoras para as violas brasileiras, a partir do encontro da mesma com a música eletrônica experimental, desconstruindo esse tradicional instrumento. Podemos usar como imagem a ideia de picotar, recortar uma viola brasileira em milhões de pedacinhos até se tornarem grãos e reorganizá-los de outras formas. E daí surge o questionamento: Que tipo de música seria possível obter com esse novo instrumento virtual?”, indaga Vicente.
O curta-documentário Viola Avançada, dirigido por Mário de Almeida, acompanha todo processo de produção, desde as saídas para as gravações até as captações dos áudios e imagens dos artistas em seus habitats. “Não é apenas um registro do que acontece, o curta faz parte do processo do registro. Filmar e gravar é uma coisa só. Tanto que os próprios áudios das filmagens e gravações foram utilizados para fazer as faixas do EP e nós estamos presentes enquanto tudo está sendo produzido, criado. Essa faceta do projeto ser o fluxo das coisas acontecendo, não é apenas transmitido ou abordado pelo documentário, ele é próprio documentário”, explica Almeida.
Entre as curiosidades do elenco está a participação de Toninho da Viola, violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba, cidade que durante metade do século 20 reuniu muitos tocadores e cantores do Cururu. Outro destaque do Projeto é presenciar Edgard Scandurra, fundador, guitarrista e compositor do IRA!, tocando viola pela primeira vez.
Serviço:
Lançamento do projeto Viola Avançada
Data: 20/02, das 14h às 17h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo
Inscrições gratuitas: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/musica-e-audiovisual-viola-avancada
Conheça o Projeto ‘Viola Avançada’
Instagram: @violaavancada
Youtube: www.youtube.com/@violaavancada
Ficha técnica ‘Viola Avançada’:
Idealização do Projeto ‘Viola Avançada’ e do plugin ‘Adeus Viola’: Dino Vicente
Direção, montagem e finalização: Mário de Almeida
Produção: Gabriela Góes (Maracujá Cultural)
Direção de Fotografia: Biel Ribeiro
Curadoria: Dino Vicente e Mário de Almeida
Produção Audiovisual: Maravilha Filmes
Desenvolvimento do plugin ‘Adeus Viola’ e Atuadores : Paulo Itaboraí
Elenco:
– Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock)
– Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!)
– Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba)
– Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador)
– Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).
site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/musica-e-audiovisual-viola-avancadaAs vagas são limitadas.
Redação Olhar São Paulo – Leanderson Amorim
Por Ellen Bacci Fernandes